Páginas

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

O Ator e Sua Verdade - Depoimentos


Antes de divulgar a oficina, vou colocar alguns depoimentos de pessoas que fizeram este intensivo em janeiro de 2012:

" Nenhum personagem é tão desafiador quanto a nossa verdade em cena." (Renata Brito - 17 anos)

"O Ator tem que estar sempre em busca da verdade, pois só ela pode tocar e emocionar a todos. Eu quero ser livre e buscar tudo que acredito." (Sabrina Tesoto - 30 anos - produtora cultural)

"De nada vale a verdade quando usada com máscaras, só revelamos os verdadeiros sentimentos quando a verdade é exposta." (Tiago Severo - 19 anos - ator)

" Aprendi que não devemos usar nosso personagem como fuga, ou como esconderijo; expor nossa verdade pode ser libertador." (João Pedro Ludwig - 15 anos - estudante)

"Aprendi  tecnicamente a possibilidade de lidar com experiências pessoais com as da personagem, e particularmente a certeza de que somos fortes, ainda existem pessoas que dividem pensamentos positivos com os nossos e todos passamos por muitas fases. Revelei minha timidez e minha sensibilidade em cena." (Charle Oliveira - 24 anos - ator)

"A emoção que estava entorpecida no meu interior veio à tona." (Paulo Lefa - 67 anos - aposentado)

" Eu consegui descobrir aquele botão que quando ligamos nos emocionamos e aprendemos a levar essa verdade da emoção à qualquer personagem." (Paula Lovatto - 21 anos - atriz e professora)

"Expor através da arte a minha cicatriz e mostrar que quando existe verdade o "menos é mais", conseguimos emocionar a todos. Esse foi meu maior aprendizado." (Matheus Kohler - 21 anos - vendedor)

Agora sim, informações sobre a oficina:

INTENSIVO DE VERÃO 2013

“O Ator e a sua Verdade”
(De 07 à 11 de janeiro de 2013. Segunda à Sexta das 13h30min às 17h30min)

Uma intensiva vivência de 20 horas, trabalhando sobre si mesmo, onde o ator distancia-se do “representar” para aproximar-se do “apresentar”. O programa aborda provocações para transformar a verdade do ator em concepção cênica. Intensidade entre lugar e conflito. Anseios e Desejos. Dramaturgia da minha verdade, condição do aqui e agora do corpo cênico numa perspectiva de unidade entre arte e vida.
O processo tem como objetivo potencializar a presença do ator e sua dramaturgia cênica, partindo da sua própria verdade, emocional e física, exercendo uma boa visão das ferramentas e decisões a tomar. Permitir-se desequilibrar é altamente criativo para o ato de criação. É nesses momentos de crise que a inteligência inata e a imaginação intuitiva entram em campo. O desequilíbrio é mais frutífero que a estabilidade. Convido a todos a saírem de sua “zona de conforto” e descobrir afinal, qual é a sua verdade agora?
LISIANE BERTI – é atriz, diretora, dramaturga e professora de teatro. Possui o Curso Seqüencial de Formação do Ator pela UCS e recentemente graduada em Artes Visuais pela UFRGS. Ministra oficinas para crianças, jovens, adultos e terceira idade em Canela e Gramado. Fundadora do Grupo Teatral Artigos de 1994 a 2011. Recebeu importantes prêmios a nível estadual e nacional. Ministrou workshops de teatro na Colômbia e Peru. Atualmente ministra cursos de “Expressão Teatral e Desinibição” na UCS – Núcleo de Canela. Desde 2011 iniciou a pesquisa de trabalho pessoal “O Ator e Sua Verdade” instigando a criação a partir da verdade do ator, seus medos e anseios, desvencilhando-se de seus obstáculos, apostando na intuição e na verdade cênica, transformando em energia criativa, sabendo como usá-la.

MATRÍCULAS E INFORMAÇÕES:

1)      Enviar carta de intenção para o email lisiberti@gmail.com
2)      Participantes: atores, bailarinos, performers, estudantes e simpatizantes desta área;
3)      Local: Teatro Casa de Pedra / Canela
4)      Valor: R$ 150,00 por pessoa (em até duas vezes)
5)      Mais informações: (54) 9679.0422 com Lisi Berti

Nenhum comentário: