Páginas

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Encerramento "O Ator e sua Verdade"

Acontece amanhã dia 13 de janeiro às 18h no Teatro Casa de Pedra o encerramento da minha oficina "O Ator e a sua Verdade". No elenco:
Matheus Kohler
Sabrina Tesoto
Paula Lovatto
Tiago Severo
Charle Oliveira
Renata Barros de Brito
Ione Lefa
Paulo Lefa
Elisabete Vogel
João Pedro Lippert
Todas as feridas foram abertas, sangramentos expostos, agora é hora de algumas verdades serem reveladas. Depois de uma semana de exercícios intensos, provocações para transformar sua verdade em ação cênica, numa perspectiva de unidade e vida, é chegada a hora de compartilhar algumas verdades com a plateia.
Abaixo um trecho de "Colóquio dentro de um Ser" de Paul Valery (1996) que exprime o que tinha como objetivo com esta oficina:
" (...) Chora, mas vive! Desembaraça-me dessa miserável mistura de sensações equivalentes, de lembranças sem serventia, de sonhos sem lastro, (...) Chama à ordem, reúne todas essas pequenas forças não-orientadas que se dispersam em tua fadiga. (...) Organiza as diversas partes do tempo complexo, que te permitem fazer aquilo que não é agir sobre o que é, e o que sobre o que não é ...Comanda bem tuas pernas e braços, e sente teu poder até as extremidades de teu império sobre esses membros. Apropria-te de teu olhar, e faze o espaço. Assegura-te também da tua potência interior. Exige, exerce, excita a liberdade geral dos termos e das formas de linguagem; desperta os mecanismos de combinação, de transposição de articulação das ideias e disposição de conceitos..."
O existir comporta um movimento redundante, temos que fabricar a nós mesmo todos os dias, e nada melhor que sermos alicerçados pela nossa verdade...

Convido a todos para prestigiarem esse momento especial de verdade, pesquisa, teatro e emoção. Entrada franca!