Páginas

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

CURSOS DE TEATRO EM CANELA E GRAMADO

OFICINAS COM INSCRIÇÕES ABERTAS

1.    “O Trabalho do Ator: da teoria à prática” (Gramado)

Este curso é voltado para atores com experiência ou iniciantes, onde vamos  redescobrir o corpo cênico do ator (a dinâmica do movimento e espaço), o corpo sonoro (a voz, fala, sonoridade) e o corpo poético          ( treinamento e composição de partituras físicas) embasado na origem e fundamentos de propostas sugeridas  por Stanislavsky (Memória emotiva), Brecht (Teoria do Distanciamento), Artaud (Ideias sobre a estética da Crueldade), Grotowski (Ator Santo), Boal (Teatro do Oprimido), Eugênio Barba (Antropologia Teatral) entre outros.
O objetivo do curso é aliar teoria e prática para a criação individual ou coletiva do trabalho do ator estimulando o comprometimento intelectual e artístico no campo teatral encorajando os participantes a saírem de sua zona de conforto e a correrem “riscos” criativos para exercerem sua autonomia artística.
Lisiane Berti é atriz, diretora, dramaturga e professora de teatro. Dirige a Cia Lisi Berti há 12 anos, atualmente preparadora de elenco dos espetáculos “Korvatunturi a Origem do Natal” e “Bellepoqueshow – Porque a Vida é um Cabaret” e diretora do Departamento de Artes Cênicas da Fundação Cultural de Canela.
Local: Centro de Cultural Arno Michaelsen Gramado
Dias: quintas-feiras
Horário: 17h30min às 19h30min
Duração: de março a outubro
Início: 03/03/2016
Público alvo: adultos com experiência ou não no fazer teatral
Investimento: R$ 100,00 (sem taxa de inscrição pago no primeiro dia de aula)
Mais informações e inscrições: lisiberti@gmail.com

2.    “Grandes Autores Teatrais” (Canela)

Este curso é voltado para amantes do teatro e da literatura, onde vamos estudar alguns dos maiores escritores do mundo ocidental, das antigas tragédias gregas até as obras dos melhores dramaturgos contemporâneos. (na teoria e na prática) como: Tennessee Willians, Calderón de La Barca, Federico Garcia Lorca, Shakespeare, Beckett, Ibsen, Strindberg, Goldoni, Aristófanes entre outros.
Este curso em 2015 teve como encerramento a montagem do espetáculo “Auto da Barca do Inferno” no Grande Hotel Canela com cinco sessões realizadas a meia noite com 18 alunos em cena.
Local: D’arte Multiarte
Dias: segundas-feiras
Horário: 19h ás 21h
Duração: de março a outubro
Início: 29/02/2016
Público alvo: atores, professores de literatura, interessados em geral
Investimento: R$ 100,00 (sem taxa de inscrição pago no primeiro dia de aula)
Mais informações e inscrições: lisiberti@gmail.com






domingo, 21 de fevereiro de 2016

Saíndo da escuridão de mim




Definitivamente, as coisas nem sempre saem como planejadas. São assim os amores, os trabalhos, as viagens, e quando achamos que temos domínio de uma determinada situação, vem a vida e nos mostra o quão frágeis somos e que na verdade, somos seres dominados e não dominantes.
E de repente, você se vê no escuro e prefere se manter no escuro. Sozinho no meio do nada, esperando que talvez alguém lhe estenda a mão, ou simplesmente acenda a luz.
É hora de crescer, de enfrentar seus próprios medos, aqueles que você finge que domina, aqueles que se repetem constantemente porque você continua errando. Então você se mantém no escuro. Pela primeira vez totalmente sozinho. Respira fundo. Chora um choro sofrido! Tateando começa a se locomover, esbarra em móveis, pisa em falso, mas se move. De repente lembra que aquele lugar não é desconhecido, você já esteve ali. Aquele lugar é você!.
Você começa a acordar e vê que não há muito tempo, a única coisa real é a dor, aquela criada por você, pelo seu escuro, pelos medos que você gerou e deixou tomar conta.
Por um minuto você prende a respiração e deseja morrer... uma morte rápida e sem dor, porque você já está cansado de tanto sentir dor.
Aos poucos dá-se conta que antes de acender a luz, precisa  encontrar-se na sua própria escuridão, lembrar de como você era, de como você é de verdade e de quem é. O que realmente gosta? O que realmente quer para você.  Reconhece seu maior inimigo: VOCÊ!
Você continua se boicotando, busca nas pessoas erradas coisas certas, coloca no outro o que está ali, dentro de você, busca encaixar-se em perfis que de longe, não tem perfil algum com você...
Ajoelha, reza e sem medo e sem vergonha pede ajuda. Fé, isso sim, você sempre teve. Força, coragem de recomeçar. Humildade de saber que você estava errada e não o outro. Levanta-se! Lembrou de onde fica o interruptor que acende a luz. Depara-se com sua bagunça interna! É como se você nunca estivesse saído do lugar, afinal se você não resolve velhos problemas eles te impedem de progredir. 
Tanta roupa que já não serve mais, tantas outras que nunca usou. Tudo e nada!
Velhas fotografias em novos momentos, ou novos momentos em velhas fotografias?
Amigos, amores, laços e nós...
Um emaranhado de nós...
E assim é você! Que te aceitem assim, que te lembrem assim, que te engulam assim...não é preciso mudar é preciso primeiro aceitar. O que é e quem é. Aceitar seus desejos mais profundos, aceitar seus sonhos, aceitar que tem medo de coisas bobas, que chora vendo cenas comuns, que é feliz com coisas simples e que no fundo é uma pessoa extremamente interessante. Não é difícil desvendar você, mas durante muito tempo acercou-se de mistérios para afastar pessoas achando que assim não sofreria. Enganou-se e sofreu mais!
Hora de reassumir o controle de si, entender-se, amar-se, viver-se, divertir-se, sorrir mais e lamentar menos, ser mais água e menos fogo, mais açúcar e menos sal (só grosso para proteção).
Você é o que é, não tente fugir disso...
Inteligentemente o destino te colocará as pessoas certas nas horas certas... com os desafios certos.
Estou voltando de um tempo de profunda escuridão, aprendendo a andar no escuro...olhando para o lado e descobrindo que nunca estive sozinha, alguns, os "meus" sempre estiveram comigo e ainda estão, exatamente como os deixei...
Complicamos coisas simples e gastamos tempo precioso para descomplicar. Burrice!
Por mais dias de abraços carinhosos, beijos silenciosos cheios de ternura e amizade. Só preciso disso por ora...
Simples!


VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.