Páginas

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Ator e sua Verdade - edição especial 10 anos

Foto de Fê Furtado


Eu não poderia falar dos dez anos de Ator e sua Verdade, sem olhar para trás, em toda a trajetória. Toda a minha busca, as minhas confusões internas e externas, minhas dores, alegrias e desprendimentos. Cada intensivo teve sua importância, foi marcante e providencial no seu ano. Marcou a vida de pessoas, mudou outras, não fez sentido nenhuma para outras. Cada ano uma preparação diferente, um local diferente, pessoas diferentes com verdades latentes e diferentes.
2020. Eu sempre quis fazer o intensivo em menos dias mas em imersão. Que as pessoas ficassem no local todo o tempo, mas ainda não tinha achado o local apropriado, apesar de muito ter procurado. Mas como tudo acontece na hora certa, "descobri" o espaço A Nova Terra do André Staehler, do sincronário da paz com quem havia feito há muitos anos um curso sobre o Calendário Maia. Ele agora tem e cuida deste espaço incrível onde existem três geodésicas (como eu...kkkk) uma de alojamento, outra refeitório e outra sala de aula, fora as trilha, a cachoeira, os espaços em meio a natureza linda deste lugar há 12km do centro da cidade de Canela. Bingo! Lugar perfeito! Energia perfeita!
Segundo Peter Brook: "Um grande ritual, um mito fundamental, é uma porta. Esta porta não está aqui para ser observada, mas para ser experimentada." E lá estávamos, 18 pessoas prontas para este intensivo. O fotógrafo de sempre Sérgio Azevedo com seus clicks mágicos e ainda meu amigo querido Emiliano Marzano e a fodástica Fernanda Furtado (conheci ela no Pantanal nas gravações do longa Entre Dois Mundos)para fazermos um documentário dessa história toda. Loucura.
Começamos na sexta dia 10 de janeiro às 18h nos encontrando na antiga sede do Estúdio de Pesquisa e saímos no domingo dia 12 às 14h (eu pelo menos saí neste horário). Foi um dilúvio de emoções, atravessamentos, compartilhamentos, trocas, verdades singular. Me emocionei diversas vezes. Ouvi tanta coisa linda, senti tanta coisa incrível e estar fazendo a coisa certa no lugar certo com propósito. Foi incrivelmente perfeito. Foi quem tinha de ir. Pessoas disponíveis, entregues ao processo, e sobretudo respeitosa com a diferença, ferida e verdade alheia. Quando se quer, se cresce junto. Crescemos tanto como gente nesses três dias de uma forma espetacular. Rimos, choramos, tomamos banho de cachoeira, de chuva, sentamos em musgos, pedimos perdão a nós mesmos pelas falhas que cometemos conosco, demos colo ao outro, embalamos sonhos, engavetamos dores sentidas. Cantamos "alecrim, alecrim dourado..." (tema escolhido por Helena em casa). Disfrutamos o presente! Vivemos cada dia intensamente. Nos desapegamos do relógio, do tempo e esquecemos de compartilhar nas redes sociais...não era preciso...estamos ocupados vivendo muito (e comendo muito bem diga-se de passagem a comida vegetariana inscrível preparada com amor pela equipe do A Nova Terra).



Foto de Sérgio Azevedo


Eu poderia escrever os depoimentos dos participantes (mas vou deixar que eles se manifestem se assim quiserem). Não há palavras para descrever a energia, experiência e potencialidade que nos permeou. Gratidão ao Universo que está se movimentando a meu favor porque eu decidi sair da minha zona de conforto e ir atrás dos meus sonhos. Aos meus alunos de todos os lugares por onde passei, desde a primeira turma em 1993 quando nem sabia o que queria da vida e tinha 17 anos até chegar nessa, deste intensivo, aos amigos, aos amores que me ensinaram a tirar o melhor da dor, minhas filhas que me ensinam tanto e me conduzem no meu melhor... aos deuses do teatro, meus mestres, guias, anjos e arcanjos. Seguimos! Firmes, fortes e focados!
Acabo aqui com uma frase linda do aluno Felipe Oliveira que fez o intensivo, no bate-papo após a leitura do artigo ele disse: 

"Acho que é muito mais fácil trabalhar a dor para quem é artista do que quem não é. Se a dor fosse uma bola de papel amassada, a pessoa comum, amassa mais e joga fora, o artista, faz dela um origami e sai encantando o mundo."

GRATIDÃO AOS DEZOITO PARTICIPANTES PELA CONFIANÇA NO MEU TRABALHO!