Páginas

sexta-feira, 17 de abril de 2020

Uma Carta de Amor para Ísis


Há uns meses atrás, quando escrevi aqui uma carta de amor para Helena, lá do outro lado do mundo alguém me disse "e a minha, fiquei com ciúmes"... Bom, tudo tem seu tempo, e chegou a hora de falar da outra filha, a Ísis.
Ela está na Dinamarca desde de agosto de 2019, em intercâmbio e se tudo correr bem (e há de correr) retornará dia 06 de maio agora, de 2020.) São 10 meses quase sem ver e abraçar fisicamente a minha libriana. Os primeiros meses dela lá eu praticamente não vi passar, porque muitos coisas aconteceram aqui, eu acabei emendando viagens e trabalhos sem parar e nos falávamos na corrida.
Outubro chegou e ela completou 18 anos lá. Não foi nada bom, tampouco horrível, apenas diferente. Depois veio as datas chatas de Natal e Ano Novo, as férias e para completar a saga do COVID19, ela entrou em isolamento muito antes de nós brasileiros, e claro, com isso surtos, inseguranças, medos daqui e de lá.
Quantas coisas passamos, não só agora no intercâmbio, mas desde sempre. Nos conhecemos melhor que ninguém, somos amigas, nunca brigamos, e quando ficamos chateadas uma com a outra não batemos boca (diferente da Helena), vai cada uma para seu canto, quando a cabeça esfria conversamos. Sempre digo que ela é a mãe e eu a filha, quando ela vem com "Lisiane por favor", pode saber que vem bronca ou um xingão bem sério, ou eu postei alguma foto dela que ela odiou e "queimei o filme". Ela é pessoa mais calma e equilibrada que conheço, mesmo quando se desequilibra. Amorosa, inteligente, dedicada, a melhor irmã que a Helena podia ter. Nunca tive problemas com ela quanto a comportamento, estudos, confusões, bebidas...sempre brinquei que eu aprontei muito mais que ela na adolescência. A Fify! Que saudade dessa menina de cabelos longos (invejo ao cubo). Que falta ela fez e faz!
Estamos agora na torcida e organizando a volta. Já teve cancelamento e troca da data da passagem pela cia aérea, no meio dos surtos e medos falamos que esse intercâmbio será lembrado na velhice dela, não como o melhor ano, mas como o mais difícil e cheio de desafios em meio a uma pandemia mundial. Se agora não entendemos o porque de tudo, com certeza lá na frente vamos olhar para trás e compreender os ensinamentos e lições disso tudo. Que ano, senhoras e senhores, que ano!
Foi uma Ísis, voltará outra. Deixei uma menina no aeroporto e busco uma mulher. Quantas histórias, choros sofridos, noites mal dormidas, risadas, compartilhamentos... quantas chamadas, papo, fofocas...
Como é bom ser mãe dela. Que bom que ela me escolheu para essa jornada! Não podia ser melhor a relação de afeto que temos, de respeito, de força e integridade. Sempre digo e já escrevi isso aqui, que se estivéssemos numa guerra, Helena estaria com escudo na frente enfrentando todo mundo, eu no centro com estratégias e coordenando o ataque e a Ísis cuidando dos feridos, levando palavras de amor e harmonia. Assim somos aqui. Um triângulo. Uma é a base da outra. E em breve, estaremos as três juntas novamente... eu acredito muito nisso!
Bom minha filha amada, sei que lerás isso, em algum momento, então só para te dizer (já disse várias vezes) que eu só te amo, és um grande presente na minha vida, aprendi muito sendo tua mãe e tenho aprendido. Cada vez que olho para ti meu coração se enche de alegria, de saber que és MINHA FILHA, por onde passas deixas a estradinha de tijolos amarela iluminada (tipo Dorothy), sempre sabes onde vais, no fundo sempre soube. Apesar de algumas dúvidas e alguns fantasmas de falta de confiança que permeiam, tu sempre sabes para onde ir, porque segues o coração e és justa, sobretudo contigo. 
Estamos juntas, não importa por onde fores trilhar tua jornada, sempre saberás para onde regressar e que sempre estarei aqui, de braços abertos, do meu jeito "peculiar" te apoiando e esperando.
Te amo, e não vejo a hora de te encher de beijos e tu dizer "ai mãe, deu". 
Muitos segredos trocados, muitas alegrias, muitas comilanças....
Viva a vida! Fica bem! Estamos contigo sempre e tu sabe e sente!
Até daqui a pouco, ali, logo ali, depois da curva ali...
Com amor...
tua mamys