Páginas

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Nasceu "xará-xaxá:lendas do povo de cá"

Dia 07 e 08 de outubro recebemos e demos presente. Sim, fomos o presente de todas as crianças de quinta a oitava série das Escolas Municipais, de Dia da Criança e recebemos o presente de fazer nossa pre-estreia para eles do nosso novo espetáculo infantil "XARÁ-XAXÁ: LENDAS DO POVO DE CÁ".

O Rio Grande do Sul tem uma infinidade de histórias com origem no imaginário popular do povo gaúcho, passadas de geração para geração pela tradição oral.
No espetáculo “Xará-xaxá: lendas do povo de cá” , levados pelo olhar e pelo sentir da diversidade cultural gaúcha, o grupo Artigos escolheu quatro lendas para encenar: A Lenda do Umbu, A Lenda da Erva Mate, A Lenda do Quero-quero e A Lenda do Negrinho do Pastoreio.
Em cena cinco mulheres, representando a força feminina gaúcha, recontam essas lendas recriando personagens fabulosos como a índia Cayari, o barulhento quero-quero, a nobre árvore Umbú e o sofrido negrinho do pastoreio trazendo a cena o mundo mágico dos gaúchos sob um olhar feminino.

Sinopse da peça:

Xará-xaxá, agitação causada por um grupo de pessoas durante alguma brincadeira. E se essa agitação fosse causada por cinco mulheres que gostam de se reunir para contar lendas do imaginário, do povo de cá, do nosso povo gaúcho?

Ficha Técnica:

Roteiro e direção: Lisiane Berti

Elenco: Carla Ferreira, Maria Cristina da Silva, Luana Michel, Paula Lovatto e Carla Reis

Iluminação: Lennon Ortiz

Figurinos, cenário e adereços: Lisiane Berti

Conscientização Vocal: Luis Alves

Agradecimentos especiais: Pasteleiro, Bolicho Gaúcho, Dra. Ivone Renck, Juliano Rizzo, Nega (fotógrafa)






Nenhum comentário: