Páginas

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

O bastidor dos bastidores




Resultado de imagem para claquete
Participar de um set de um longa nunca esteve nos meus planos, mesmo já feito preparação de elenco para curtas e atuado como atriz e sido premiada em curtas do RS (sem ego algum aqui, apenas comentando). Se fosse trabalhar com a sétima arte seria para escrever ou preparar elenco, talvez, bem talvez, atuar. Como disse esse amor à sétima arte nunca me moveu.
Recentemente fui chamada para fazer a preparação de um grande elenco de SP e RJ para o longa Entre Dois Mundos com direção de Wather Netto, que já havia conhecido há muitos anos em Gramado no Natal Luz e havíamos trabalho juntos em alguns eventos e que também, recentemente transformamos a peça Sonhos em filme. A primeira surpresa foi o diretor insistir para que fosse eu, mesmo com tantas opções no eixo RJ e SP. O segundo desafio foi conciliar toda a vida aqui no Sul, com minha filha mais velha indo para a Dinamarca no mesmo período e a mais nova, ajustando-se com a avó. Dois corações! Mas coragem e organização nunca me faltaram e depois de vários ajustes de datas e pedidos de socorro para amigos que dessem aula para mim como Guigo, Jeber, Paty Viale, Vanessa e Rita, lá fui eu "bem louca" como dizemos aqui no Sul.
Em momento algum pedi e sabia qual era o elenco, até eles chegarem para a preparação e comecei a me deparar com gente muito talentosa, outras inspiradoras que me deixaram com friozinho na barriga. A primeira pergunta interna: "O que posso passar a eles que seja realmente útil?" Fugindo do auto boicote decidi que iria realizar meu trabalho da melhor forma possível sem me preocupar em provar nada para ninguém. Segui a minha velha e fiel intuição.
O começo foi difícil, teve olhadas de cima a baixo, teve perguntas do tipo "Onde é Canela?", "Tu já fez cinema?", "Quantos filmes já fez preparação de elenco?". Eu sorria, dizia a verdade e sempre comentava, vão conhecer meu trabalho na prática.
Preparava o ambiente, me concentrava e começava. Já no primeiro dia uma catarse, avisei o elenco como trabalhava e que antes de preparar o personagem trabalharia eles, pessoa física... e que ninguém podia ir embora com mal estar ou dor física. Que me falassem tudo o que sentiam. Foi tão lindo, tão forte...difícil explicar. Consegui lá o mesmo que consegui em Canela, no Peru, com muita gente ou pouca, consegui chegar onde queria com amor e sensibilidade. Virei o jogo! As mesmas pessoas que me trataram com desdém no início logo vieram trocar ideias, me abraçaram disseram que não estão acostumados a preparadores assim, que sobretudo se preocupem com as finalizações. Na minha primeira ida a São Paulo trabalhei com atores de SP , na segunda do RJ e aí veio outro grande desafio, entre eles um grande ator que admiro muito, Jackson Antunes com experiência em teatro, televisão e cinema. Eu já havia assistido ele em Canela. Para minha surpresa ele é a personificação de tudo que acredito na Arte: pessoa íntegra, humilde, talentosa, elegante, educada, sem clichês, comprometido, alma nobre... de tudo aquilo que sempre tentei passar aos meus alunos. Que grata surpresa encontrar pessoas assim no meio, não intoxicadas pelos dissabores e egos do mundo. Catarses, conversas, aprendizados.
Depois veio a ida ao Pantanal. Duas semanas num sol de 40 graus, queimada, mosquito, cheirando a repelente e protetor solar (não estou reclamando) e gravando nos cenários mais lindos desse Brasil incrível que amo tanto. Novos desafios. Intuição aflorando nas cenas, na equipe (ninguém se preocupa muito em tratar bem a equipe) e eu decidi tratar todos da mesma forma, com as mesmas técnicas.
Chegou o dia da cena do estupro. Uma das cenas mais pesadas do filme. Intuí que devia preparar o ambiente com ervas defumando tudo. Intui entregar a cada um da equipe uma proteção, preparei o elenco, chamei todos para rezar e pedir proteção. No final exigi que todos tomassem chá de camomila e comessem chocolate. Pedi que qualquer sensação de desconforto físico ou energético me fosse falado e ao final, falei com cada um individualmente. Foi lindo! Todos torcendo e emocionados com tudo que aconteceu. Controle de emoção, energia, códigos combinados para coisas que pudesse vir a acontecer. Só conseguia olhar a lua linda do Mato Grosso do Sul e agradecer. Eu entendi! Eu merecia estar ali! Se ainda restava alguma dúvida sobre meu trabalho funcionar ou não, eu recebi a provação final.
Muitas coisas aconteceram no Big Brother dos bastidores, o que pude ajudei, o que não me cabia procurei não me envolver para não desperdiçar energia. Me cuidei. Me controlei. Identifiquei muitas coisas. Lembrei demais de gente talentosa que temos em Canela e que deviam estar no mundo logo, porque são tão bons ou melhores dos que vivem do outro lado da tela. Cresci como gente e artista. Não me deslumbrei, porque não sou dessas. Segui firme! Segui amorosa! Segui profissional.
Para minha surpresa, mal cheguei a Canela e o diretor me pediu para retornar. Ele disse que precisava de mim para as cenas, que gostou muito do meu trabalho. E mais uma vez dois corações: deixar filha pequena, alunos, tudo de novo e voltar. Em menos de um mês quatro idas a SP e duas ao Pantanal. Fora o Peru que tinha sido outra loucura em julho. Mas a vida é isso, você pede o o Universo te retribui! Ele tem sido muito generoso comigo! Voltei. 
Voltei e encontrei uma equipe desmotivada, cansada, longe de casa. Intuí que precisava fazer algo. Escrevi para cada um o que sentia, e presentei cada um com uma arruda da minha casa. Choro. Muitos me falaram que eu era uma bruxa, pois havia passado pouco tempo com eles e sabia tanto de cada um. Respondi: presto atenção nos detalhes. Tantos abraços e carinhos recebidos. Tanto valor e afeto de gente que não me conhece mas foram tão precisos nos comentários. A segunda ida para lá, teve mais tensão, os bastidores estavam literalmente "quentes" do sol e dos ânimos exaltados.
Fiz minha parte. Trabalhei no que pude, e no que não me cabia, silenciei. O que discordava não bati de frente, pois respeitava cada um dali. As fofocas procurei me abster, levando sempre sorriso, boa energia e alegria por onde passei. Era isso que aquelas pessoas precisavam. Por alterações de cronograma, saí de última hora me despedindo da equipe pelo rádio e ouvi um coro de "Lisi! Lisi!"
Uma loucura atrás da outra. Mal cheguei ao Hotel em Campo Grande e as mensagens não paravam de chegar. Foi tão lindo. Tantos elogios, carinho e afeto. Artista precisa de afeto em primeiro lugar, todo o resto vem depois.
Saí feliz e contente. Pisei em Canela estranhamente modificada. Tudo mudou em mim. Minha forma de perceber o mundo, os "meus", meu trabalho. As necessidades de estudo, os lugares que quero ir. Canela sempre estará no meu coração. Tenho muito orgulho de ter começado minha vida artística aqui, mas sinto que é hora de voar. E seguindo o conselho do meu querido Jackson Antunes: "Voa Lisinha, voa longe, voa alto!" Lá vou, sem medo, para longe!
Estou pronta e feliz! Preparada para o mundo que me espera!


Quem não me conhece de verdade pode pensar ao ler "Ih, está se achando agora..." (risos) Meus queridos eu me conheço de verdade, e as opiniões que me importam são da Ísis (filha mais velha que está sempre presente me apoiando com a palavra certa na hora certa) e Helena (filha pequena que me disse que tenho que fazer uma pausa, que está demais essas viagens...kkkkk)
O resto... bom o resto não importa mais! Só eu sei da minha história e de tudo que passei para chegar até aqui, e nem acho que cheguei muito longe, mas onde estou foi um longo caminho de amor a arte, respeito, ética e dor como aliada no processo. Não me julgue, me abrace apenas!
Seguimos firmes e com café de qualidade!


12 comentários:

DCcliquet disse...

Lindo texto. E é sempre bom ver gente boa sendo reconhecida pelos próprios méritos. Voando além da "canelândia" o que nos oxigena.

teatro + Lisi = vida de lisi disse...

Obrigado pelo carinho querido! É isso aí!!

Michele Wender disse...

Voa Lisi,voa. Quem te conhece sabe das tuas lutas, das tuas conquistas. Muito sucesso hoje e sempre!Beijo grande

Márcio Gutiérrez disse...

E tenha certeza que os que mais torcem por vc as vezes vc desconhece mas sentem o maior orgulho ! Te amo ! A vida só nos proporciona aquilo que merecemos e sim o universo é justo! Parabéns do tamanho do mundo a vc porque esse mesmo mundo vc merece por ter transformado tão positivamente a vida de tanta gente! gratidão

Unknown disse...

Ahowwww feiticeira de luz!
Simplesmente sensacional Lise.
Sinceridade,humildade,competência,coragem,empatia,sabedoria para dosar e mistura tudo no Caldeirão e servir em harmonia o prato principal.
O bom, velho e divino AMOR!
Que honra!
E estamos todos esperando e torcendo positivamente teu vôo Águia Doura!

Unknown disse...

Fazer a diferença, é isso!
É muito bom qdo percebemos que nada é em vão, que conseguimos extrair o que há de melhor em nós e doar ao outro!
Bom te conhecer Lisi! ♥️

Beth Bado disse...

Lindona, você tem méritos muito mais do que admite. Te amamos e respeitamos muito! Vc é fooooodaaaaa!!! ❤️

teatro + Lisi = vida de lisi disse...

Obrigada minha amiga!!!

teatro + Lisi = vida de lisi disse...

Tu mora no meu coração. Obrigado pelo carinho e por ser uma das pessoas que torce muito!!!

teatro + Lisi = vida de lisi disse...

Gostei... voando logo!!!

teatro + Lisi = vida de lisi disse...

Obrigado!! Trocas, gentilezas, compartilhamentos...

teatro + Lisi = vida de lisi disse...

Amada!! Aprendi na dor e na luta! Vocês também são muito fodas! Admiro e respeito!!!