Páginas

terça-feira, 30 de junho de 2009

Que cultura é essa que eu recebo agora...


Já ouviram aquela música dos Engenheiros do Hawaí : "Mas que pampa é essa que eu recebo agora, com a missão de cultivar raízes..." troquem a palavra "pampa" por "cultura", continuando... "se dessa cultura que me fala a história não me deixaram nem sequer matizes...

Heranças feitas de fortunas soltas... onde a ganância anda de rédeas soltas..." Porque é que as pessoas mais incompetentes e burras (salvo mínimas excessões) são as enfiadas em cargos públicos e geralmente trabalham com cultura... Elas não entendem nada, NADA, mas adoram aparecer, falar em público e dizer de peito aberto: "Eu faço cultura!!" Se alguém abordar tais pessoas, e perguntarem, o que é cultura afinal para vocês ...as "ditas" cujas, não sabem responder ou usam frases feitas de outros autores... Tenho escutado termos chulos como "teatrinho", "teu show", "não pergunte coisas que não sei responder", "no amor, sem cachê", e por aí vai...Uma infinidade de ignorâncias seguidas de várias outras ignorâncias quando não termina tudo em gritaria ou baixaria. Sim, porque quem não tem argumento, GRITA!!

No momento eu tenho meu talento e meu trabalho. Sorte do público que recebe todo o material pronto, e nem sonha, ou sonha, que os bastidores culturais são tão difíceis, tortuosos e escrotamente políticos na maioria das vezes.

Essa é a cultura que recebo agora, pessoas sem o mínimo de intelectualismo, que não decifram uma ficha técnica e organizam eventos. Pessoas que até ontem não pisavam num teatro, não tinham contato nenhum a não ser o centro do próprio "umbigo" e que hoje, pasmem, são agentes culturais, fomentadores da cultura, idealizadores, realizadores ou os "cambal"...

"Se for preciso, eu volto a ser caudilho..." dizia o engenheiros, eu, se for preciso, recomeço em outro lugar, de outra forma, do zero, mas RECOMEÇO! Longe da podridão cultural onde tenho tentado produzir... e aqui, caros leitores, falo de vários lugares, de várias entidades e vários colegas do meio. É lamentável!

Um comentário:

Julio Zaicoski disse...

Pois é, colega, concordo plenamente com teu post, infelizmente. Na grande maioria, as pessoas que trabalham com cultura são acéfalas... e o pior que muitas vezes ficamos na mão desses seres... Mas temos nosso público, que é quem merece o nosso melhor. Evoé!